23
abr
09

Os Estranhos Caminhos da Índia

India

Esse post poderia até incluir a série das Bandas Bizarras, mas devido ao sucesso da novela da globo e a variedade de coisas esquisitas que encontramos pela internet,  nossa homenagem à cultura indiana acabou ganhando seu próprio espaço aqui no blog.

Vamos começar apresentando um talentoso rapaz, também conhecido como o “Michael Jackson Indiano” (quer saber por quê? clique aqui). Senhoras e senhores, com vocês, Prabhu Deva, também conhecido como Benny Lava:

 

Muitos de vocês já devem ter visto o talento de Benny em vídeos do gênero das traduções toscas, sendo o mais conhecido, a versão do vídeo acima “Rivaldo Sai Desse Lago”. Como não se surpreender com as fantásticas (?) coreografias e a exuberância (??) dos figurinos, além da grande perfeição e sincronia (???) dos bailarinos? Olhando vídeos como esse eu me pergunto o que passaria pela cabeça de um indiano ao ver o nosso carnaval brasileiro. Mas enfim, se para você amigo ocidental é difícil entender como uma figura dessas consegue fazer sucesso, dê uma olhada na biografia do cara (direto da wikipedia): ele é o filho do lendário mestre da dança Sundaram, e dançar é a sua paixão. Da coreografia rumou para estabelecer-se como ator. Tornou-se uma estrela em Kollywood com seus extraordinários passos de danças. O sucesso de Prabhu Deva pode ser atribuído mais à sua dança do que qualquer outra coisa. 

Confesso que essa pequena biografia me deixou mais curioso ainda. Quem diabos é Sundaram? Pelo que consegui descobrir, é um famoso coreógrafo indiano, que atualmente é juíz de dança em um programa de tv (não sei lá na Índia, mas aqui no Brasil, isso  não é sinônimo de carreira brilhante). Agora, o que é Kollywood? Todos nós já ouvimos falar de Bollywood, a indústria cinematográfica de Mumbai (Bombaim), famosa não somente pelo grande faturamento como pela quantidade de filmes produzidos (pra quem não sabe a Índia é o país que mais produz filmes no mundo – sim, mais do que os Estados Unidos). Bollywood também é famosa pelas “versões” de filmes norte-americanos, que podem ser facilmente achadas no You Tube, como essa aqui:

 

Pra quem achava que nós brasileiros tínhamos pouco em comum com os indianos, parecem que por lá eles também adoram copiar os americanos… Mas voltando à Kollywood, Bollywood, ou seja lá o que for, o fato é que a indústria cinematográfica indiana é altamente segmentada, aifnal, eles falam muitas línguas diferentes por lá. Bollywood, a mais conhecida, é hindu, enquanto a tal de Kollywood do nosso amigo Benny, tem sua base na cidade de Chennai e o idioma é o tamil.

Como vocês devem percebido nos vídeos acima (ou aqueles que assistem a novela, vendo o Tony Ramos dançar) a música é um elemento muito presente na cultura indiana. Então, assim como seus filmes buscam diretamente influencias estrangeiras, não seria diferente com a música. Para finalizar esse post, apresento-lhes então um cover dos Beatles quase tão bom (????) quanto The Beats.

 

Anúncios

1 Response to “Os Estranhos Caminhos da Índia”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Baú

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs


%d blogueiros gostam disto: