23
abr
09

Celular: 3 Conceitos Futuristas

Celular do Futuro

Tecnologia é uma merda. Torna nossas vidas dependentes de blocos de silício com botões. É CLARO que essa é uma visão pessimista: há 15 anos atrás não tínhamos a facilidade de comunicação que temos hoje. E DEFINITIVAMENTE também não tínhamos a tecnologia que temos hoje, que evoluiu vertiginosamente desde o começo da década (2000, caso você não tenha percebido, estamos chegando ao fim de mais um década. Aliás, boa ideia para um post).

Uma das grandes evoluções que já estamos presenciando é a presença do OLED (Organic Light Emiting Diode) nos aparelhos eletrônicos mais recentes.  Essa tecnologia permite a fabricação de telas finas e flexíveis, além de apresentar um consumo energético mais baixo. Porém, a OLED ainda não bate o LCD (Liquid Cristal Display) no quesito vida útil, que chega a 60000 horas para o cristal líquido, e somente 6000 horas para o diodo orgânico.

Além disso, outra tecnologia que se difunde cada vez mais nos eletrônicos “estado-da-arte” é a sensibilidade a toque. O Iphone é um bom exemplo de como o Touch-Screen tem evoluído: é possível utilizar múltiplos toques na tela, e realizar diferentes ações de acordo com o movimento dos dedos.

Bem, as grandes empresas de telefonia, como investem milhões e milhões em pesquisa, eventualmente elaboram protótipos. Conceitos, que servem como alvos, metas para o futuro, caso as tecnologias necessárias já estejam prontas para serem produzidas em massa e comercializadas.

A Nokia, por exemplo, apresentou, há um tempo atrás, um conceito chamado Morph. A ideia é mostrar até onde é possível ir com a nanotecnologia. Assista o video abaixo:

Ou, se preferir, uma versão em Português. Também sugiro visitar o site oficial, com várias fotos desse e de outros conceitos.

Dias atrás, uma empresa de design industrial chamada Pilotfish publicou um conceito chamado Ondo. Pena que o video não é mais detalhado, seria interessante ver em funcionamento. O modelo conta com uma interface muito amigável e fácil para editar audio torcendo e dobrando a superficie emborrachada do aparelho. Bem, difícil de explicar, o negócio é louco mesmo, dêem uma olhada:

Veja o Press Release do Ondo.

Por último, um conceito da Motorola que ,aparentemente, é o mais próximo da realidade, for now. O KRE8, além de apresentar as funcionalidades usuais, grava e edita músicas. Graças ao seu sistema de acelerômetros, é possível simular os movimentos de um guitarrista, baterista ou violinista, e gravar desse jeito (como se você estivesse jogando Wii). Uma vez gravado, pode-se mixar todo o conteúdo. 

O conceito foi idealizado pelo designer Jose Tomas DeLuna e não é oficial.

Para terminar, gostaria de lembrá-los, caros (ainda que poucos, ou poucos, ainda que caros) leitores, da telefonia sem fio no inicio dos anos 90:

VAI FIO, reclama do teu tijorola aí, que não pega dentro de casa. =D

Anúncios

2 Responses to “Celular: 3 Conceitos Futuristas”


  1. 24 abril, 2009 às 1:05 am

    Ja pensei em jogar o meu pela janela umas 10x, só essa semana!

  2. 2 Manuel Benicio
    27 abril, 2009 às 9:21 am

    pow massa esse da nokia

    mt engraçados os comerciais das antigas

    =D


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Baú

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs


%d blogueiros gostam disto: