18
abr
09

De Trás pra Frente? Chaplin?

Divagaçãoes Contraditórias

Eu não me lembro de ter visto algum filme do Charles Chaplin, se vi era pequeno o suficiente para não ter lembrança alguma, mas lembro de ver Chaplin com o Robert Downey Jr., e na época gostei bastante, acho que foi o primeiro contato que tive com a figura. E nada mais. Ano passado, graças a um filme que rolou pelos cinemas, O estranho Caso de Benjamin Button, que por sinal não vi, alguém me comentou que era inspirado em um pensamento de Chaplin, eu fui atrás, e é do resultado da busca que versa o post. Não cheguei a fazer uma arqueologia muito profunda, portanto não garanto a autoria genuína, nem sei se existe um titulo. Mas como o que importa são as idéias e não a perfumaria envolvida, ai está às palavras:

Charles Chaplin

 

“A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?”

2 Responses to “De Trás pra Frente? Chaplin?”


  1. 1 Rafa Conter
    22 abril, 2009 às 10:34 am

    Na verdade, o filme foi baseado em um conto de Scott Fitzgerald (http://en.wikipedia.org/wiki/Tales_of_the_Jazz_Age).

    Mas já que o conto é de 1922, e nessa época Chaplin já tinha 33 anos, nada impede que o escritor tenha se inspirado no cineasta. De qualquer forma, concordo contigo: o importante não é a fonte, e sim as ideias.

    E vai assistir qualquer coisa do Carlitos que vale muito a pena :)

  2. 22 abril, 2009 às 7:44 pm

    hauHauHa, que confusão eu fiz… o certo é que eu falei o que não sabia, e nem me dei ao trabalho de ir atrás fazer a pesquisa; como nem a autoria desse pensamento é garantida, acho mais conveniente não duvidar que a inspiração para o filme seja o conto. Valeu pelas correções… e vou ver se acho alguma coisa dele pra ver…

    Bom, fica valendo a citação, todo resto podem ignorar.


Deixe um comentário

Baú

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs


