11
abr
09

HAL: Diretamente dos Quadrinhos Japoneses!

HAL

HAL: Hybrid Assistive Limb. Traduzindo, fica algo como “órgão assistente híbrido”. Trata-se de um exoesqueleto desenvolvido pela Universidade de Tsukuba, no japão. A ideia parece sair direto dos animes japoneses: ele opera fazendo o sensoriamento de pequenos sinais elétricos dos músculos, via eletrodos espalhados pela pele do operador. O computador interno da roupa recebe estes sinais e envia comandos aos seus vários motores de precisão, fazendo com que ela imite os movimentos de quem a está vestindo.

HAL opera com uma bateria de 100 Volts AC, e tem uma autonomia de aproximadamente 2 horas e 40 minutos. Seu peso é de 23kg. Quem a veste consegue erguer e carregar um peso cinco vezes maior do que conseguiria sem a roupa.  

 

HAL - Hybrid Assistive Limb

HAL - Hybrid Assistive Limb

 

Até aí tudo bem. Tenho me conformado com as super tecnologias que têm aparecido, principalmente nos últimos 5 anos. Mas parece que a HAL veio pra ficar. A Cyberdyne, empresa japonesa que planeja produzir a vestimenta cibernética em larga escala, anunciou que serão produzidas 400 unidades em breve, sem data definida. Uma coisa já é certa: caso você esteja interessado em brincar de Megazord por aí, terá que desenbolsar 4.200 dólares.

OLHA, sério, eu não achei caro! Se eu olhasse pra aquilo ali e tivesse que dar um preço, eu chutaria uns 40000 dólares, no mínimo. Algo tão revolucionário ser acessível desse jeito é interessante. Dei uma olhada no site da Cyberdyne e, realmente, a intenção deles é difundir o brinquedo. Ajudar pessoas idosas e deficientes físicos nas tarefas do dia-a-dia é a proposta.

Bem, vamos aos videozinhos marotos (o primeiro não tem som, sei lá por quê, mas tem legenda, então dá pra entender =] ):

Thanks to Gizmodo, Cyberdyne.


1 Resposta to “HAL: Diretamente dos Quadrinhos Japoneses!”


  1. 1 Diego
    13 abril, 2009 às 9:35 pm

    Ja tinha ouvido falar do projeto disso ai a uns 2 anos atras, mas não sabia que tava tão avançado O.o


Deixe um comentário


Baú

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs