09
abr
09

Tenha Medo de Robôs! #02

r2

Olá de novo,

Escolhi fazer disso um assunto recorrente aqui no Mauditos por um motivo: THINGS ARE MOVING FAST, MATE! A cada dia que passa, estamos nos aproximando do apocalipse tecnológico. Todo dia dou aquela fiel olhada nos meus feeds sobre tecnologia, e só me deparo com robótica. Inteligência artificial, robôs sobre rodas, sobre pernas, sobre patas, com rostos…

ROBÔS MILITARES PRECISAM APRENDER ‘CÓDIGO DO GUERREIRO’

O Office of Naval Research, da Marinha Norte-Americana, divulgou um texto recentemente sobre a necessidade de um certo código de proteção que robôs virão a carregar um dia, no futuro. Tendo em vista que robôs militares não têm intenções pacifistas, é pertinente desenvolver algo que impeça que as coisas fujam do controle. Essa será uma era em que os robôs tomarão decisões no campo de batalha (coisa que hoje em dia pertence ao Ser Humano), e em que eles demonstrarão uma capacidade cognitiva muito superior à nossa.

É nisso que está trabalhando o Dr. Patrick Lin, autor do texto citado acima. “Hoje em dia é comum pensar que robôs só e sempre farão aquilo que dissermos. Infelizmente, essa crença está desatualizada, e remonta à época em que programas podiam ser escritos e entendidos por uma só pessoa. Atualmente, nenhum indivíduo poderia dizer precisamente como as várias partes de um programa complexo podem interagir sem excessivos testes de campo – uma solução que é preferível ser evitada. Temos que pensar a nível de ética de batalha. Precisamos de um código do guerreiro. ”

COISA que não tiveram idéia de fazer no Exterminador do Futuro. Né? É brabo… Para falar bem a verdade, não acho que um código resolveria o problema. Se um robô chegar um dia a ser “inteligente” o suficiente, ele vai ser capaz de entender o quão frágil é o Ser Humano em relação a ele. Se ele “pensar” como o Homem, ele é ambicioso como Homem é  por natureza. Se ele desenvolver algum tipo de ambição visando tomar controle, e conhecer o próprio poder, CORRE NEGADA!

Bem, fui tomar um pouco d’água, tentar ficar mais tranquilo. Agora tá dando o trailer do filme do Dragon Ball na TV, já fiquei nervoso de novo… Mas vamos lá,ver videozinhos é mais divertido =] :

Esse é o A-pod. Um robô hexápodo, ou com seis pés, caso você não goste de radicais em latim. Apelidei-o carinhosamente de ESCARAVELHO DO DIABO. Ele possui 25 servomotores (motores de precisão) e é capaz de mover as 3 partes do seu corpo independentemente, além da mandíbula. Confesso que, a princípio, achei que era fake, uma vez que o movimento do corpo é MUITO PERFEITO. Mas dá para ver que o negócio é sério quando ele caminha e pega os objetos com as pinças.  

Esse é o iCub, um robô-criança desenvolvido pelo RobotCub Consortium, na Itália. É garantido que ele consegue andar, engatinhar, e APRENDER com a rapidez de uma criança de 3 anos de idade. Também consegue movimentar a cabeça e os olhos como uma pessoa de verdade. Olhem o vídeo perto dos 21 segundos: mal tá pronto e já tá INVOCANDO FORÇAS MALIGNAS.

 

É isso. Seu informe sobre o fim dos tempos estará de volta em breve, com novas notícias apocalípticas. Enquanto isso, construa o seu bunker, estoque seus alimentos, diga para seu filho como são legais trabalhos em madeira, que computador é coisa de gente feia…ANYTHING!

 

Thanks to Geekologie

 

 

Veja aqui os outros posts da série Tenha Medo de Robôs!

Anúncios

1 Response to “Tenha Medo de Robôs! #02”


  1. 1 Rafa Conter
    12 abril, 2009 às 11:14 pm

    “Se ele desenvolver algum tipo de ambição visando tomar controle, e conhecer o próprio poder”, vamos agradecer por ele não ser, como alguns de nós, CARNÍVORO :D


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Baú

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs


%d blogueiros gostam disto: