04
abr
09

Tenha Medo de Robôs! #01

Robôs

Se já existiu um cara precavido nesse mundo, esse cara foi Isaac Asimov, quando criou (mesmo que com intenções fictícias) as 3 leis da robótica. Elas ditam 3 regras básicas sobre a interação de seres robóticos com a sociedade, e têm como objetivo nos proteger de uma possível cagada de um programador.
Estava eu, BEM FELIZ, lendo meus feeds, becoming aware das notícias dos dia-a-dia, quando me aparece a seguinte notícia:

ROBÔ CIENTISTA TORNA-SE PRIMEIRA MÁQUINA A FAZER DESCOBERTA CIENTÍFICA.

Aparentemente, uma gurizada do Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC) montou um robô, chamado Adam, que tem como função “automatizar o processo científico”, sem intervenção humana. Ele acabou deduzindo um simples raciocínio sobre o código genético de um organismo complexo. Mais informação sobre o assunto pode ser encontrada AQUI.

Tá, DAÍ, leio mais uns feeds, bem felizão, enquanto devia estar trabalhando (lê-se : programando enlouquecidamente), e…

CÉREBRO EM UM CHIP: NASCE O PRIMEIRO PROTÓTIPO 

Uns cientistas europeus aí, uns pinta muito lóque mesmo,  querem tentar entender como o cérebro humano aparentemente funciona sem sistema operacional (lê-se: LINUX, porque se fosse Windows, teríamos que pagar, e eu não iria usar um software pirata na minha pobre cabecinha). Eles criaram um chip feito com neurônios artificiais, e estão desenvolvendo modelos matemáticos para emular a forma como pensamos. Ou seja, BAITA avanço em Inteligência Artificial. Mais sobre o assunto AQUI.

Bem, é notável o avanço da tecnologia, na robótica em geral. A Honda tem o ASIMO, que já fez aparições públicas até tocando trompete. No japão, tem maluco testando robôs para cuidar de pacientes em hospitais. Os videos abaixo mostram evoluções legais:

 
 
Esse é o BigDog, um projeto com fins militares do Boston Dynamics. Uma MULA-SEM-CABEÇA DO INFERNO. MEL DELS que medo, que bicho do capeta. A idéia é ter um “burro-de-carga” para qualquer tipo de terreno. E parece que ele cumpre a função dele muito bem. Olhem a hora em que o cara dá um chute na barriga do robô: ele calcula o impacto e compensa o equilíbrio, jogando as pernas pro lado. Queria eu que todas as pessoas do mundo tivessem NOÇÃO de quão complicado é programar um robô para fazer isso. 

Olha o som que ele faz. MEDO. Não sei como não sonhei com isso ainda.

E esse aí de cima é para mostrar que os japoneses serão um dia os responsáveis pelo segundo renascer da humanidade, que será, então, comandada por seres robóticos.

Bem, lá na minha faculdade nós damos também uma pequena contribuição para o apocalipse tecnológico:

BE AWARE, my friend. Uma hora aí vai chegar alguém na tua casa dizendo que comprou um boneco que anda e limpa o chão sozinho. Eu se fosse tu ficava com um pé atrás.

Ocasionalmente, trarei mais notícias sobre robótica, e sobre o fim da humanidade como a conhecemos. =]]]]

Thanks to LabSPaces, Inovação Tecnológica, Boston Dynamics, DELET UFRGS.

 

 

Veja aqui os outros posts da série Tenha Medo de Robôs!

Anúncios

3 Responses to “Tenha Medo de Robôs! #01”


  1. 1 Marília
    9 abril, 2009 às 6:23 pm

    Po, muito tri isso ai!

  2. 2 Bruno
    25 junho, 2009 às 7:03 am

    Se alguém tiver o email ou o msn da Sarah Connor, melhor já avisar… oO

  3. 26 outubro, 2009 às 7:09 pm

    Adorei o texto, e concordo plenamente, os robôs irão querer dominar o mundo e poucas pessoas esperam por isso, haha (: gooxtei :} recomendei este blog no meu, muito bom o blog :D


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Baú

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs


%d blogueiros gostam disto: